Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Londrina, desde o início da Operação Choque de Ordem, em janeiro, a Guarda Municipal já abordou cerca de 17 mil pessoas, encaminhou 296 à delegacia por diversos crimes, localizou 86 foragidos da Justiça, apreendeu aproximadamente 73 quilos de drogas e recuperou 18 veículos furtados ou roubados. Além disso, 110 veículos irregulares foram recolhidos em ações de fiscalização de trânsito.
Fazendo as contas: em 137 dias de operação, entre 3 de janeiro e 20 de maio, é como se a Guarda Municipal abordasse 124 pessoas por dia. Isso dá 5 por hora, ou uma a cada 15 minutos.
Nessa média, a Guarda também prendeu 3 pessoas por dia. Todo santo dia. De domingo a domingo.
Além disso, a apreensão de drogas mostra outro dado impressionante: dá praticamente meio quilo de droga recolhido por dia. E quase um veículo irregular ou furtado retirado das ruas a cada 24 horas.
Rapaz... da próxima vez que eu vir um guarda municipal parado na rua, quietinho, é porque ele tá no descanso merecido. Provavelmente já abordou umas 20 pessoas, levou uma pra delegacia, apreendeu um carro e ainda tirou meio quilo de droga de circulação.