É... temos um problema! Essa foi a conclusão dos vereadores da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara de Londrina e os da Comissão de Seguridade Social, depois de uma visita ao antigo barracão do IBC (Instituto Brasileiro do Café).
Digamos que nem precisava de uma visita para isso.
Pra quem ainda não sabe: o galpão, localizado próximo à Cacique (Zona Oeste), em Londrina, vem sendo usado há anos pela Prefeitura como um cemitério de tralhas. Móveis inservíveis, equipamentos largados, documentos acumulados e materiais de ao menos três secretarias municipais (Educação, Saúde e Assistência Social) se amontoam por lá como se o espaço fosse um almoxarifado improvisado (que realmente é).
Na teoria, o local deveria estar sob controle da Secretaria de Gestão Pública, com tudo bonitinho, inventariado, organizado. Na prática? Descontrole total.
Isso foi admitido pelo próprio controlador-geral do Município, Guilherme Arruda, lá no começo de abril. E olha que quando um controlador admite descontrole, é porque a coisa tá feia mesmo.
Duas curiosidades aí: O executivo denunciou primeiro o escontrole do próprio executivo. Depois as Comissões da Câmara resolveram entrar em campo e apresentar um Pedido de Informações à Prefeitura sobre a situação do barracão. Mas a Prefeitura já está finalizando um relatório de diagnóstico sobre o local. A Controladoria-Geral do Município está trabalhando nisso.
Será que os vereadores estão atrasados no enredo ou só querem garantir os créditos do episódio?
Será que o executivo só quis se isentar do problema e colocar a culpa na gestão anerior?
Lembramos que a Secretaria de Gestão Pública, continua trabalhando com os mesmos servidores mesmo que mude a gestão. E, de acordo com alguns vereadores, no barracão há produtos novos que poderiam estar sendo usados nestes três meses e meio de 2025.
Acho que a prefeitura levantou a bola errada, vai acabar virando gol contra esse pênalti.