Saiu na folha de Londrina, em matéria do jornalista Douglas Kuspiosz, que dois secretários de Londrina que são servidores estaduais estão recebendo normalmente os vencimentos do governo do Estado. São eles o delegado da Polícia Civil do Paraná, Leonardo Bueno Carneiro, que acumula as pastas de Gestão Pública e de Recursos Humanos; e a enfermeira Vivian Feijó, que desde março está à frente da Secretaria de Saúde.
A matéria cita o benefício que estes devem ter pelo PL proposto pelo Executivo que permite que servidores municipais, estaduais e federais cedidos à Prefeitura para cargos em comissão recebam o salário original, que pode ser bancado pelo cedente ou pela administração, mais uma gratificação de até 90% da remuneração do cargo.
Logo após a matéria, a Polícia Civil respondeu em nota, confirmando que o reembolso dos pagamentos feitos até agora, deve ser feito pela prefeitura:
O afastamento de servidores para ocupação de cargos políticos em outros órgãos do mesmo poder ou de outros poderes é prevista em Lei. No caso do servidor Leonardo Bueno Carneiro, o afastamento ocorreu na modalidade de ressarcimento, em que há ônus para o órgão de origem, mas com reembolso dos valores pelo órgão de destino via convênio estabelecido entre os órgãos.
A legislação também deixa claro que quando o servidor opta por receber a remuneração do cargo efetivo, o reembolso das despesas é de responsabilidade do órgão que recebe o servidor.