É no mínimo "engraçado" como, no serviço público, se comemoram mais os inícios do que os finais das obras.
Era março de 2023 quando a ordem de serviço que autorizou a construção do Viaduto da PUC foi finalmente assinada em Londrina, quase um ano após o anúncio (fevereiro de 2022). Inicialmente, a previsão era de que a obra fosse concluída em 15 meses, mas acabou começando meses depois, em setembro de 2023. Agora, finalmente, o viaduto foi entregue, mas, ainda não está 100% pronto. Faltam aqueles detalhes de "maquigem".
A verdade é que, dada a proximidade com o Parque Ney Braga, uma nova Expolondrina com obras a poucos quilômetros poderia atrapalhar a imagem do governador, que tem planos mais ambiciosos, como a presidência da República.
Sendo assim, o que são uns "detalhes finais" não é?
Então, hoje, 1º de abril, quem transita pela BR-369 em Londrina já pôde comemorar (ou não) a liberação total do tráfego no Viaduto da PUC, com 99% da obra já executada.
Com a liberação do viaduto, vem também uma mudança que pode pegar alguns motoristas de surpresa: o Retorno da Cacique será fechado novamente. Para quem não lembra, esse retorno foi uma solução temporária que o DER havia liberado durante as obras, a pedido da comunidade, para ajudar a aliviar o trânsito local. Agora, com o viaduto pronto, o retorno será fechado e os motoristas terão que utilizar as interseções em desnível da rodovia, que, segundo o DER, são mais seguras.
O viaduto, que inicialmente foi orçado em R$ 28 milhões, subiu para 30 e terminou com um custo total de R$ 31 milhões aos cofres públicos.
No anúncio da obra, teve palanque. Na assinatura do contrato, teve palanque. Mas, na entrega da obra, não.
Poxa, justo agora que seria a hora de comemorar.
Será que a champanhe ficou guardada para ser estourada na Expolondrina?