O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (21) três mudanças no secretariado: Leonaldo Paranhos, ex-prefeito de Cascavel, será secretário de Turismo; Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, vai comandar o Desenvolvimento Sustentável; e Ulisses Maia, ex-prefeito de Maringá, será o responsável pela Secretaria do Planejamento.
Não que devamos aqui relativizar as secretarias, mas, no caso dos ex-prefeitos Ulisses Maia, de Maringá, e Leonaldo Paranhos, de Cascavel, um cargo de secretário de Estado é ótimo, principalmente se tiverem pretensões de candidatura a deputado, no caso de Paranhos novamente, uma vez que ele já foi deputado estadual por duas vezes.
Já para Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba (que já atuou como ministro do Esporte e Turismo do Brasil), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável não seria a secretaria com mais visibilidade, já que ele é um dos nomes do PSD que estaria na briga pela sucessão de Ratinho Junior.
Secretarias como a de Indústria, Comércio ou das Cidades permitiriam muito mais capilaridade e visibilidade ao ex-prefeito.
No quesito visibilidade de atuação, beneficia-se, por enquanto, Guto Silva, secretário de Planejamento, e até mesmo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, ambos rivais internos de Greca no PSD.