Londrina acaba de ganhar um novo ponto estratégico no cenário nacional: a base da Marinha do Brasil, instalada na antiga sede da Defesa Civil, na Rua da Canoagem, às margens do Lago Igapó 1, próximo à Funcart. A inauguração da nova base acontecerá entre o final de março e o início de abril, dependendo dos últimos ajustes.
O prefeito Tiago Amaral formalizou a cessão do imóvel, garantindo uma parceria entre o Município e a União Federal, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra.
O imóvel, cedido por tempo indeterminado, será responsável por sediar operações da Marinha na região, com a Delegacia Fluvial de Guaíra ganhando mais uma importante base para supervisionar 166 municípios no Norte e Oeste do estado. Os rios Paraná, Tibagi, Ivaí, Piquiri e, claro, o Lago Igapó, que já é bem conhecido de quem gosta de lazer nas águas, entram na lista de jurisdição da nova unidade.
A Marinha já estava viabilizando a mudança desde 6 de março, realizando reformas e adequações no espaço com auxílio do governo federal.
Quem sabe Londrina não se torne o próximo destino das competições de esportes aquáticos? Segundo a Prefeitura, a ideia é que a nova base também incentive o uso de barcos, jet skis e outros veículos flutuantes no Lago Igapó, além de fomentar eventos e competições náuticas.
Com a mudança, a Defesa Civil agora atende na mesma sede onde funciona a Guarda Municipal, na Rua Joaquim de Matos Barreto, às margens do Lago Igapó 2.