Desde 2019, Rolândia não tem a tradicional festa de origem alemã, a Oktoberfest, que já foi uma das maiores atrações da cidade. Mas, finalmente, parece que a festa está prestes a voltar. Na última quinta-feira, o prefeito Ailton Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão e a deputada federal Luísa Canziani se reuniram com representantes do Grupo JBS, em São Paulo, com o objetivo de garantir o patrocínio necessário para a realização da 31ª edição do evento.
O encontro vem depois que as secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico de Rolândia já haviam dado o primeiro passo, enviando ofícios formais solicitando o apoio financeiro da empresa. E, claro, a deputada Luísa Canziani entrou em cena para reforçar o pedido e tentar viabilizar essa parceria essencial para a festa.
Durante o encontro, estiveram presentes João Campos, presidente do grupo Seara, e Carlos Cidade, diretor de Relações Institucionais da JBS. A cidade, então, colocou todas as suas fichas no apoio da JBS, que, além de ser uma gigante do setor alimentício, tem uma presença muito forte em Rolândia. O complexo industrial da empresa, que é o maior produtor de salsichas e empanados do mundo, parece ser o patrocinador ideal para uma festa que celebra a gastronomia alemã e a cultura local.
Se a parceria for concretizada, a Oktoberfest de Rolândia deve acontecer no primeiro final de semana de outubro. E, claro, se a festa voltar com o sucesso de antes, é de se esperar que a cidade viva um verdadeiro boom de turismo e animação – com direito a muita cerveja, música e, claro, salsichas.
Agora, é preciso que o prefeito Ailton Maistro também resolva a questão do local. O Complexo Esportivo Emílio Gomes, que tem 50 anos e é o tradicional palco da festa, está em processo de reformas e reestruturação desde 2021, após ficar interditado por 10 anos. A última Oktoberfest, foi realizada apenas em uma parte do complexo.
No entanto, já faz tempo que a promessa de "entrega" do local está no ar. Talvez o evento seja a hora perfeita para, finalmente, dar uma solução a esse impasse e garantir que a festa tenha um espaço digno.
Quem sabe 2025 não seja o ano em que a Oktoberfest de Rolândia finalmente volte com tudo!