O Instituto Carioca de Pesquisas Eleitorais e Comercias, ICP, realizou, neste mês de março, entre os dias 01 e 10, a pesquisa de intensão de voto ou popularidades para o governo do estado do Paraná.
A pesquisa foi divulgada parcialmente na modalidade estimulada, quando são fornecidos alguns nomes para que os entrevistados indiquem se conhecem, votariam ou não, ou se teriam um outro nome em especifico.
Foram entrevistadas 5.000 pessoas no total. 200 em cada cidade, sendo 25 cidades.
Curitiba: Londrina: Maringá: Ponta Grossa: Cascavel: São José dos Pinhais: Foz do Iguaçu: Colombo: Guarapuava: Paranaguá: Araucária: Toledo: Apucarana: Pinhais: Campo Largo: Arapongas: Almirante Tamandaré: Piraquara: Umuarama: Cambé: Fazenda Rio Grande: Sarandi: Campo Mourão: Francisco Beltrão: Paranavaí
Segundo os dados, nas cidades pesquisadas estão se destacando o Senador Sergio Moro (assim como na Paraná Pesquisas divulgada há poucos dias), mas os números mudam com o diferencial de agora aparecer (em segundo lugar geral) o ex-prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.
O Instituto de Pesquisas revela que 23% do eleitores do senador Sergio Moro estão localizados em Curitiba e região metropolitana (Curitiba, São José, Araucária, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Colombo, Campo Largo). Os outros 8.1% estão espalhados pelo interior do Paraná (Ex: Almirante Tamandaré, Maringá, Ponta Grossa)
Na conjuntura eleitoral de hoje Marcelo Belinati, seria o mais próximo de um segundo turno com o senador, com muitos votos pelo interior do Paraná.
Observando os dados, o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil) lidera as intenções de voto com 31,1%. Em segundo lugar aparece pela primeira vez o nome do ex-prefeito de Londrina e ex-deputado federal Marcelo Belinati (PP), com 19,2%. O terceiro colocado é o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), com 8,7% das preferências. Outros nomes aparecem com percentuais menores: Guto Silva (PSD) tem 4,2%, Enio Verri (PT) 4,1%, Darci Piana (PSD) 2,2%, Renato Adur (MDB) 2,9% e Requião Filho (sem partido) 2,6%.
Além dos candidatos, 22,5% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar, enquanto 2,5% disseram que não escolheriam nenhum dos candidatos citados. Números altos, que ainda podem alterar o cenário no estado.
Não é necessário que a pesquisa seja registrada estando fora do período eleitoral. A empresa está sob o CNPJ 29.649.287/0001-67 e NIRE 33.2.1307403-3.