Aprovado em segunda discussão, nesta 9ª Sessão Ordinária na terça-feira, dia 11, o Dia do Jornalista agora passa a fazer parte do calendário oficial do município.
O dia 7 de abril já é comemorado em todo o país desde 1931. A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e pela Independência do Brasil.
Giovanni Battista Líbero Badaró foi jornalista italiano, político e médico radicado no Brasil, patrono da liberdade de imprensa, que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1830 devido às suas críticas aos desmandos do Império, sendo um dos fatos mais marcantes do reinado de Dom Pedro I no Brasil.
Os profissionais da imprensa agradecem à Câmara Municipal, pois agora, segundo a lei, no Dia do Jornalista, as entidades públicas e privadas poderão promover eventos como palestras e debates com jornalistas, acadêmicos e especialistas para discutir temas relevantes, como liberdade de imprensa, ética jornalística e o papel do jornalismo na sociedade; exposições que destaquem a história do jornalismo local, incluindo fotos, artigos e entrevistas com jornalistas da região; realização de workshops sobre temas como jornalismo investigativo, produção de conteúdo digital e combate à desinformação; produção de edições especiais em estações de rádio e televisão locais, com entrevistas e homenagens a jornalistas; e campanhas nas redes sociais para promover a valorização do jornalismo e destacar a importância de se buscar informações de fontes confiáveis.
Além disso, o Poder Executivo fica autorizado a firmar parcerias com instituições para a realização de atividades relacionadas ao Dia do Jornalista.