A tão aguardada Ponte de Guaratuba, que promete melhorar a conectividade entre os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, está próximo dos 40% da obra. A medição mais recente, divulgada pelo consórcio responsável, realizada em fevereiro, apontou 38,8% de sua conclusão.
Até agora, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que supervisiona a execução, já liberou cerca de R$ 150 milhões dos R$ 386,9 milhões previstos no contrato.
O marco inicial da construção da Ponte de Guaratuba aconteceu no dia 30 de abril de 2024, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no canteiro de obras para anunciar a emissão de Licença de Instalação da obra, emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT). A previsão desta de entrega é para abril de 2026.
Com 1.244 metros de extensão, a nova ponte será uma das mais modernas do estado, com capacidade para quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, além de calçadas e uma ciclovia, garantindo mais acessibilidade para pedestres e ciclistas. As barreiras rígidas em concreto e os guarda-corpos nas extremidades também reforçam a segurança no local.
O projeto ainda inclui um vão principal de 160 metros de comprimento, com um canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura, o que permitirá o tráfego de embarcações de grande porte. Os acessos à ponte também estão sendo construídos de forma planejada: o eixo principal terá 1.826 metros de extensão, com 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. E, como se não fosse o suficiente, o projeto prevê ainda a implantação de vias locais e uma conexão com a Estrada de Cabaraquara, tornando a região ainda mais integrada.