O Colégio de Alicação da UEL - Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, foi premiado com o Certificado de Escola Diamante no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A premiação foi anunciada durante o I Seminário de Diretores, realizado entre os dias 17 e 27 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, e promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).
O prêmio é como um selo de qualidade no ensino pois o IDEB é uma das principais métricas para medir a qualidade da educação no Brasil. Ele avalia o desempenho dos estudantes por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Censo Escolar. O índice, que varia de 0 a 10, é calculado a cada dois anos e é uma referência para medir o avanço nas escolas de todo o país.
O Colégio de Aplicação da UEL teve grande destaque. O desempenho foi superior à média de escolas do Brasil, da Região Sul, do Paraná e até mesmo de Londrina.
O prêmio também é um presente marcando a celebração dos 65 anos do Colégio de Aplicação, que foi fundado pelo professor José Aloísio Aragão, ainda nos anos 60. Hoje o colégio carrega seu nome. Na época, o professor que fundava o Ginásio Estadual de Aplicação, era docente da antiga Faculdade, Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina. O Colégio é, portanto, anterior à própria UEL.
Esta premiação do Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão com o Certificado de Escola Diamante no IDEB é a prova de que, mesmo com dificuldades estruturais é possível ter educação de qualidade no ensino público com dedicação, empenho e parceria entre escola e comunidade acadêmica.