Na última semana, Londrina passou a viver uma nova realidade em relação aos feriados municipais. A terça-feira de Carnaval, que até então constava na lista oficial de feriados da cidade, foi oficialmente retirada. E quem comemora a mudança é o comércio local, que agora poderá abrir as portas na terça-feira da folia, sem que isso seja um problema jurídico. A medida vem após uma batalha judicial que o SINCOVAL – Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, travou por mais de dez anos.
O pedido do sindicato era: permitir a abertura do comércio na terça-feira de Carnaval. Mas para isso, o dia não pode constar na lista de feriados.
Essa ação judicial já tinha sido favorável ao SINCOVAL nas duas primeiras instâncias, mas a prefeitura recorreu. Então, a decisão final chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que se manifestou a favor do sindicato há seis anos. Porém, o efeito prático da decisão só se concretiza agora, em 2025, após a retirada do feriado.
Entrevistei Ovanes Gava, presidente do SINCOVAL, que me explicou que a ação, vencida em 2019, passou a ter efeito somente agora. Ovanes também falou sobre o clima do Carnaval impactar n comércio e a liberdade das atividades comerciais para se ajustar ao novo dia de trabalho, que este ano será em 4 de março. Acompanhe: