O Lago Igapó 2 apresentou uma irregularidade nos últimos dias, com uma redução no nível da água além do normal.
A situação foi percebida pela população e por profissionais da própria prefeitura que trabalhavam na região, levando ao acionamento das secretarias responsáveis.
Hoje pela manhã, a Secretaria de Obras, após uma verificação, constatou que uma das comportas que liga o Lago 2 ao Lago 1 estava danificada. O Lago 2 possui duas comportas localizadas no canteiro central da Avenida Higienópolis. Uma à esquerda e outra à direita do vertedouro em degrau, ponto turístico juntamente com o letreiro Eu Amo Londrina. Essas estruturas são responsáveis pelo nivelamento entre os dois lagos e pelo controle do escoamento da água quando necessário.
Em uma reunião no local, o engenheiro responsável pelo projeto, Carlos José Marques da Costa Branco, professor da UEL e especialista em engenharia civil geotécnica, e o secretário de Obras, Otávio Gomes, definiram o plano de reparo.
A intervenção será realizada já neste fim de semana. O objetivo é minimizar o esvaziamento do lago. Caso seja necessário esvaziá-lo completamente, a Secretaria do Ambiente tomará medidas para preservar a vida aquática, garantindo a segurança dos seres vivos que habitam ou passam parte de seu ciclo biológico no local.