No seu condomínio ou na sua empresa, neste exato momento você pode estar correndo um sério risco!
No Brasil, os acidentes de trabalho continuam sendo uma preocupação significativa e os números estão cada vez mais alarmantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma DataLawyer, existem atualmente 611,9 mil ações trabalhistas ativas envolvendo a ocorrência de acidentes de trabalho no país. O Paraná é o terceiro estado com mais processos. São Paulo lidera com 82.662 processos, seguido pelo Rio Grande do Sul (25.159), e depois nosso estado, Paraná, com (21.015), mais até que Minas Gerais (17.115) e Rio de Janeiro (16.220).
Casos de repercussão nacional como o Incêndio na Boate Kiss (2013), o acidente em Frigorífico em Caxias do Sul (2024), o Soterramento de um trabalhador de 18 anos em uma Cooperativa em Londrina (2020) e agra este jovem em Palotina, mostram que os riscos estão no dia a dia.
As causas desses acidentes são variadas. Entre 2012 e 2022, 14,8% dos incidentes foram provocados por máquinas e equipamentos, 12,7% por quedas no mesmo nível, 12,7% por agentes químicos, 12% por agentes biológicos, 11,6% por veículos de transporte, 8,65% por ferramentas manuais e 7,52% por quedas de altura.
Diante desse cenário alarmante, em Londrina a empresa Égide se destaca como uma empresa comprometida com a prevenção de acidentes e a promoção da segurança no ambiente de trabalho. A Égide realiza vistorias que englobam mais de 100 itens, garantindo a segurança de condomínios, estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes, e empresas em geral. A abordagem vai além das exigências dos bombeiros, incluindo a verificação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conformidade com normas de segurança do trabalho e identificação de possíveis desvios de função que possam acarretar riscos trabalhistas. Além de prevenir multas e riscos.
Valdizar Nascimento, engenheiro de segurança e sócio da Égide, enfatiza: "Nossa missão é assegurar que cada ambiente esteja em conformidade com as normas de segurança vigentes, prevenindo acidentes e evitando passivos trabalhistas. Através de vistorias detalhadas e orientações especializadas, buscamos criar uma cultura de segurança que beneficie tanto empregadores quanto colaboradores."
Além das inspeções técnicas, a empresa Égide promove cursos e treinamentos com os profissionais, para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção e do uso correto dos EPIs. Essa abordagem educativa é fundamental para reduzir a ocorrência de acidentes e garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
Não é só o som em ambiente de trabalho que há riscos. Nos condomínios residenciais, alguns locais podem representar sérios perigos se não forem adequadamente monitorados e cuidados. Aqui estão três pontos de insegurança comuns: Crianças em parquinhos e áreas de lazer, as condições inadequadas podem resultar em acidentes graves. Adultos ao acessar escadas e corredores em áreas comuns, podem encontrar armadilhas perigosas, especialmente quando a iluminação é insuficiente. Idosos ambém estã nos riscos, a ausência de sinalização adequada e de itens essenciais de segurança falta de orientaçõessão itens que podem aumentar a gravidade dos acidentes.
Investir em prevenção é essencial para proteger vidas e evitar prejuízos financeiros e jurídicos. A Égide está pronta para auxiliar empresas e condomínios a implementarem práticas de segurança eficazes, contribuindo para a redução dos alarmantes índices de acidentes de trabalho no Brasil.
Para entrar em contato, clique no banner abaixo.